ADSENSE

ADSENSE

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Atualizações de sistemas


A atualização de aplicativos sempre causa um pouco de dor de cabeça especialmente se você possui um parque grande de clientes instalados.

O quanto mais fácil seria este processo se ao invés de ir máquina a máquina trocando os arquivos você pudesse disponibilizar os arquivos em uma pasta compartilhada e ao abrir sua aplicação ela automaticamente se atualizasse.

Passo 0 – Sempre antes de realizar qualquer alteração em suas aplicações crie uma cópia de backup para sua própria segurança.

Passo 1 – Abra sua aplicação e no menu “Project>>Options” abra as opções do seu projeto. Na aba “Version Info” habilite as opções “include version information in project” e “Auto-increment buid number”.

Ao habilitar estas duas opções sua aplicação passará a ser versionada e número será automaticamente incrementado toda vez que você fizer um novo build no seu projeto. Estas opções serão úteis mais adiante no nosso projeto.

Passo 2 – Vamos incluir duas functions a sua aplicação:

//Retorna o build de um arquivo
function GetBuildInfo(prog: String): String;
var
   VerInfoSize: DWORD;
   VerInfo: Pointer;
   VerValueSize: DWORD;
   VerValue: PVSFixedFileInfo;
   Dummy: DWORD;
   V1, V2, V3, V4: Word;
begin
   VerInfoSize := GetFileVersionInfoSize(PChar(prog),Dummy);
   GetMem(VerInfo,VerInfoSize);
   GetFileVersionInfo(PChar(prog),0,VerInfoSize,VerInfo);
   VerQueryValue(VerInfo,'',Pointer(VerValue),VerValueSize);
   with VerValue^ do begin
      V1 := dwFileVersionMS shr 16;
      V2 := dwFileVersionMS and $FFFF;
      V3 := dwFileVersionLS shr 16;
      V4 := dwFileVersionLS and $FFFF;
   end;
   FreeMem(VerInfo,VerInfoSize);
   result := Copy(IntToStr(100 + v1),3,2) + '.' + Copy(IntToStr(100 + V2),3,2) + '.' + Copy(IntToStr(100 + V3),3,2) + '.' + Copy(IntToStr(100 + V4),3,2);
end;

//Retorna o tamanho de um arquivo em bytes
function DSiFileSize(const fileName: string): int64;
var
   fHandle: DWORD;
begin
   fHandle := CreateFile(PChar(fileName), 0, 0, nil, OPEN_EXISTING, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, 0);
   if fHandle = INVALID_HANDLE_VALUE then
      Result := -1
   else try
      Int64Rec(Result).Lo := GetFileSize(fHandle, @Int64Rec(Result).Hi);
   finally
      CloseHandle(fHandle);
   end;
end;

Passo 3 – Vamos declarar em uses ShellAPI

Passo 4 – Vamos precisar armazenar o local onde o arquivo atualizado estará disponível. Neste exemplo estaremos salvando a informação em um arquivo de configuração (arquivo ini). Mas você pode salvar esta informação no registro do Windows ou onde achar mais apropriado.

Passo 5 – Agora vamos criar a procedure que vai realmente atualizar a aplicação:

procedure Atualiza_Versao_Aplicacao;
var
   versao_local, versao_servidor : string;
   tamanho_original, tamanho_recebido : integer;
   local_arquivo_servidor : string;
   iArq : Tinifile;
begin
   //Verifico onde esta armazenado o arquivo a ser atualizado
   if FileExists(GetCurrentDir + '\CONFIG.INI') then begin
      try
         iArq := TInifile.Create(GetCurrentDir + '\CONFIG.INI');
         local_arquivo_servidor := iArq.ReadString('UPDATE','LOCAL','\\SERVIDOR\PASTA\ARQUIVO.EXE');
      finally
         iArq.Free;
      end;
   end;
   //Armazeno a versão da aplicação atualmente em uso
   versao_local := GetBuildInfo(GetCurrentDir + '\ARQUIVO.EXE');
   //Armazeno a versão do aplicação que esta disponivel no servidor
   versao_servidor := GetBuildInfo(local_arquivo_servidor);
   //Comparo as versões
   if versao_local <> versao_servidor then begin
      //Guardo na váriavel o tamanho do arquivo que esta no servidor
      tamanho_original := DSiFileSize(local_arquivo_servidor);
      //Copio a versão que esta no servidor para o computador atual
      CopyFile(PChar(local_arquivo_servidor),PChar(GetCurrentDir+'\ARQUIVO.NEW'),False);
      //Guardo na váriavel o tamanho do arquivo copiado
      tamanho_recebido := DSiFileSize(GetCurrentDir+'\ARQUIVO.NEW');
      //Verifico se o arquivo copiado chegou intacto
      if tamanho_original = tamanho_recebido then begin
         //Apago se existir versão antiga
         DeleteFile('ARQUIVO.OLD');
         //Renomeio o arquivo atual
         RenameFile('ARQUIVO.EXE', 'ARQUIVO.OLD');
         //Renomeio o arquivo novo para poder usa-lo
         RenameFile('ARQUIVO.NEW', 'ARQUIVO.EXE');
         //Informo que a aplicação foi atualizado com sucesso
         ShowMessage('Aplicação atualizada com sucesso!');
         //Mando abrir a nova versão do teclado
         ShellExecute(0,Nil,PChar(GetCurrentDir+'\ARQUIVO.EXE'),'', Nil, SW_SHOWNORMAL);
         //Fecho a aberta
         Close;
      end else begin
         //Caso o arquivo copiado não seja copiado com sucesso
         ShowMessage('Copia de arquivo falhou! Tente novamente!');
      end;
   end else begin
      //Se a aplicação já estiver atualizada
      ShowMessage('Aplicativo já possui a ultima atualização disponível!');
   end;
end;

Passo 6 – Você pode chamar a procedure de atualização no onClick de um Botão, criar uma tecla de atalho, adiciona-la no activate do form. Na maneira que lhe for mais conveniente.

Passo 7 – Lembre-se de que o usuário que estiver logado no computador na hora em que for ser atualizada a aplicação deve ter permissões administrativas na pasta onde a aplicação esta instalada e que também ter permissões de acesso a pasta onde a nova versão foi armazenada.

Com esta rotina você pode atualizar não só o executável da sua aplicação, mas todos os arquivos que precisar. Basta usar sua imaginação.

3 comentários:

  1. olá!

    testei a função e não consegui atualizar não!
    ele não compila, da erro depois do shellexecute

    na parte //fecho a aberta
    close;


    pra compilar eu alterei para apllication.termined ai foi de boa..

    utilizo o delphi 2010 e estou executando no formshow da tela de splash, o q estou fazendo de errado?

    obrigado abraços

    diego
    diegosaopaulino@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora Diego.
      Mas esta função foi escrita em Delphi 7 vou testar no Delphi 2010 e corrigir o erro dela.Ai eu posto a versão corrigida.

      Excluir
  2. Eu consigo renomear o arquivo enquanto ele está sendo executado!? Estranho isso...

    ResponderExcluir